Sagrado Coração de Jesus: Sustento para os Leigos

Ser Testemunho de Cristo Ressuscitado onde vivemos, trabalhamos e moramos é o papel do leigo na Igreja. Faz-se necessário tornar-se um membro no corpo da Igreja onde Cristo é a cabeça.

Após a grande celebração de Corpus Christi, a Igreja nos leva a refletir sobre o Sagrado Coração de Jesus que nos faz mergulhar no grande Mistério do Amor de Deus pela humanidade; onde a Misericórdia Divina, se revela totalmente a nós, por meio de seu Filho Jesus. Esse Coração inquieto, inflamado de amor misericordioso pela Humanidade é que leva cada leigo a viver a Encarnação viva do Amor de Deus, para Conosco.

Quando nos deparamos com essa verdade que converte e muda cada coração humano, tornamo-nos sedentos de amor e da verdade que é o próprio Deus. O fogo abrasador de Deus que Ilumina, Sustenta e Aquece o coração frio; envolvido pelas trevas dos pecados. Nesse Coração, a presença do Cristo que se inclina até a nossa condição humana, é a revelação do amor do Pai. É a graça da salvação eterna que recebemos no sacrifício da Cruz.

Jesus revela a Santa Margarida Maria: “Prometo-te também que meu Coração se dilatará para espalhar, em abundância, as influências de seu divino amor sobre os que lhe derem esta honra, e que conseguirem que esta honra lhe seja dada”.

Pio XII, na Encíclica Haurietis Aquas (sobreo Culto ao Sagrado Coração de Jesus) de 1956, toda dedicada ao Coração de Jesus, afirmou o seguinte: – “O Coração de Cristo é o Coração da Pessoa Divina, isto é, do Verbo encarna-do, e portanto representa e quase põe diante dos nossos olhos todo o amor que Ele teve e tem ainda por nós. Precisamente por esta razão, o culto ao Coração Sacratíssimo de Jesus deve merecer tanto a nossa estima, que o consideremos a profissão mais completa de toda a Religião cristã… Por conseguin-te, é fácil concluir que, afinal, o culto ao Coração Sacratíssimo de Jesus é o culto do amor com o qual Deus nos amou, por meio de Cristo, e é também a prática do nosso amor a Deus e aos outros”.