Corpus Christi

Reconheceram no Partir do Pão

Nesta quinta-feira será celebrado o dia de Corpus Christi que acontece na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Recorda-se a última Ceia de Jesus. Na Consagração, ocorre a transubstanciação: o pão e o vinho conservam cor, quantidade e sabor, mas se transformam, em suas substâncias de pão e de vinho, na substância do corpo humano e no sangue de Jesus Cristo. É a intervenção de Deus nesse grande ato de amor. Antes de sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus quis dar-se em comida e bebida para nos salvar. O grande milagre eucarístico está na partilha que o Senhor fez conosco. Corpus Christi significa Corpo de Cristo.
O Ano Vocacional convida-nos a manifestemo-nos ao projeto de vida que pede comprometimento com o chamado de Deus a cada um. O Caminho de Emaús nos provoca ao entendimento de que precisamos preencher o vazio que muitas vezes buscamos em outros seguimentos ou até mesmo na fuga.
A Eucaristia não é simplesmente um banquete, uma lembrança do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Receber e adorar o Corpo e o Sangue do Senhor da Vida é comer a Carne e beber o Sangue da Vida eterna.
O Papa Francisco exprime, com palavras concretas, a Solenidade do Corpo de Deus: “Na nossa cidade faminta de amor e solicitude, que sofre de degradação e abandono, perante tantos idosos sozinhos, famílias em dificuldade, jovens que dificilmente conseguem ganhar o pão e alimentar os seus sonhos, o Senhor diz-te: «Dá-lhes tu de comer». E tu podes retorquir: «Tenho pouco, não sou capaz». Não é verdade! O teu pouco é tanto aos olhos de Jesus, se não o guardares para ti, mas o colocares em jogo. E não estás sozinho: tens a Eucaristia, o Pão do caminho, o Pão de Jesus. Também nesta tarde, seremos alimentados pelo seu Corpo entregue. Se o recebermos com o coração, este Pão irradiará em nós a força do amor: sentir-nos-emos abençoados e amados, e teremos vontade de abençoar e amar, a começar daqui, da nossa cidade, das estradas que vamos percorrer nesta tarde. O Senhor passa pelas nossas estradas para dizer bem de nós e para nos dar coragem. A nós, pede-nos também para sermos bênção e dom.”
A procissão com o Santíssimo Sacramento é a maneira que usamos para gritar a nossa fé. O Senhor quer percorrer as ruas de nosso bairro e lançar sobre todas as famílias, as graças divinas.
Eucaristia é pão partilhado para saciar a fome da humanidade!
Maria Guimarães Balbino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *