Temas para os terços do Mês da Padroeira 2018 – A oração do terço como laço fraterno cristão

Este mês de novembro dedicado a N. Sra. das Graças, se inicia suscitando-nos à meditação do sentido da paz.

Trata-se de uma reflexão que não se limita a fundamentos filosóficos, pressupostos utópicos ou discursos políticos. A paz a ser motivada pela intercessão e presença da Virgem Maria é aquela que provém do Redentor, em quem nossa fé depositamos. Refere-se ao encontro com o TODO, encarnado no filho de Maria Santíssima, que motiva um desejo de transformação que começa no interior e transborda em pensamentos e atitudes que não se imutam frente às tempestades do tempo histórico ou às turbulências do movimento humano.

Para que orientemos os nossos passos sob o postulado da paz, como sentido para a vida pessoal,  comunitária e missionária; somos convidados ao longo dos próximos trinta dias a promovermos um grande movimento de oração coletiva.

A oração do Santo Rosário, ao longo da história da igreja, ajudou no equilíbrio, na meditação da vida de Jesus Cristo e na busca por libertação dos males que oprimem e atormentam. Isto porque através de cada dezena meditada fortalecemos os laços que temos com a Mãe do Senhor desde que Ele próprio, do alto de sua cruz, estendeu sua maternidade a toda a humanidade.

Contudo, a generosidade de Maria se revela ao fazer com que este laço não se limite a uma via única entre o fiel e sua protetora, mas se amplie pela união fraterna de todos os seus filhos que se dedicam a esta santa oração. Neste laço fraterno, sem nos conhecermos, formamos família e sem nos vermos, fortalecemos a comunidade de Deus, o resto de Israel. Assim, não somos um povo disperso, mas junto com Maria nos reunimos em oração em torno do Cristo Rei.

Os temas escolhidos neste mês dedicado à Nossa Senhora das Graças são uma fonte de inspiração para que olhemos para as mãos estendidas de Maria e reconheçamos o gesto amoroso de uma mãe que volta para nós seu olhar sereno. O que nos transmite este olhar? O que queremos alcançar por estas mãos?

Nosso desejo neste mês é que pelas mãos de Maria encontremos paz e rezemos pela paz.

Em cada dia, um pedido de paz. Na oração realizada no templo, nosso movimento pela busca de fortalecimento do laço fraterno cristão através de nossas pastorais, movimento e ministérios. Na nossa meditação pessoal, em todos os demais ambientes em que estamos, nosso laço nos unirá para em cada conta do rosário Deus nos ouvir e saber que pela intercessão de Maria pode contar conosco.

Salve Mãe das Graças, Rainha da Paz! Rogai por nós Maria, Santa Mãe de Deus, em cada invocação que realizaremos ao longo deste mês dedicado à oração convosco, para que nos deixemos transformar e nos tornemos um pouco mais dignos das promessas de teu Divino Filho, o Cristo, Príncipe da Paz.

* 01/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor que nos inspira a santidade.
* 02/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor que conforta os enlutados.
* 03/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor para os seus pequeninos.
* 04/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor conduz a juventude.
* 05/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor traz a saúde aos enfermos.
* 06/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor é fonte de Vida e graça.
* 07/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor aos nossos governantes.
* 08/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor para a igreja e seus dirigentes.
* 09/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor aos perseguidos e desterrados.
* 10/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor para os desempregados.
* 11/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor conduz o exército em ordem de batalha.
* 12/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor para renovar o Brasil.
* 13/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor que traz cura e equilíbrio.
* 14/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor é o ânimo dos idosos.
* 15/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor que abraça as famílias.
* 16/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor para todos os continentes.
* 17/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor contra toda a forma de violência.
* 18/11- Pelas mãos de Maria, paz do Senhor aos que buscam a felicidade.
* 19/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor no serviço ao próximo.
* 20/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor a todos os missionários.
* 21/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor no encontro eucarístico.
* 22/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor conduz a fidelidade.
* 23/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor, fortaleza dos humildes.
* 24/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor sinal de conversão.
* 25/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor Rei do Universo.
* 26/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor, fortaleza para os Cristãos.
* 27/11- Salve Mãe das graças, Rainha da paz.
* 28/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor em toda a criação.
* 29/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor que nos leva a salvação.
* 30/11- Pelas mãos de Maria, a paz do Senhor é testemunho e missão.