Pastorais, Movimentos e Ministérios

Pastoral do Batismo

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O BATISMO

• Certidão de nascimento da criança
  • Padrinhos

– Certidão de nascimento ou casamento

– Comprovante de batismo

– Idade acima de 16 anos

• Padrinho abaixo de 16 anos

– Certidão de nascimento

– Comprovante de batismo

– Comprovante da 1ª Eucaristia

– Autorização do Pároco

Inscrições para o Batismo

• N. Sra. das Graças: 28 de janeiro/ 04 de março/06 de maio/01 de julho/ 02 de setembro/ 04 de novembro
  • N. Sra. da Conceição: todo dia 08 – após a missa
  • S. Paulo Apóstolo: 01 de abril/ 03 de julho/ 05 de agosto/ 30 de setembro/ 02 de dezembro
  • São Jorge: toda 3ª sexta feira após a missa
  • São Mateus: 01 de abril/ 03 de julho/ 05 de agosto/ 30 de setembro/ 02 de dezembro
  • N. Sra. do Bom Parto e Santa Clara: toda quarta feira

Horários dos Encontros de Batismo

• N. Sra. das Graças: todos os domingos as 9h

Reuniões das Equipes de Batismo

26/01, 18/04, 13/07, 05/12

Os nossos encontros são aos domingos após a missa, e a nossa missa sempre na terceira terça feira do mês.

Pastoral da Crisma

O crisma faz parte dos três sacramentos da iniciação cristã, juntamente com Batismo e Eucaristia.

Atualmente estamos com vinte e cinco crismandos e nove coordenadores. Temos como dirigente espiritual o Cônego Luiz Carlos Pereira.

A idade para o ingresso é de dezessete (17) anos completos.

Nossa caminhada é pautada no diretório do Crisma. Com isso, a duração mínima de preparação são dezoito meses. Eles confirmam a Fé professada por seus pais e padrinhos no Batismo.

O crisma tem por missão levar jovens e adultos a conquistarem o sacramento da confirmação da Fé, fazendo com que eles se encontrem dentro da paróquia da qual participam, exercendo o trabalho em comunidade e em prol do próximo. Sendo a evangelização, o conhecimento e os ensinamentos do Cristo, a base para nossa caminhada.

Pastoral da Ecologia Integral

A Pastoral da Ecologia Integral nasceu da encíclica criada pelo Papa Francisco em 2015, a Laudato Si’, na qual o Sumo Pontífice exprimia suas ideais de como nós quanto cristãos, juntamente com nossos irmãos pelo mundo, poderíamos ajudar a preservar esse bem tão preciso da Criação que é o planeta Terra. Sendo assim, a pastoral busca ensinar à Luz da Palavra de Deus os cuidados que nós cristãos devemos ter com o planeta, nossa Casa Comum, promovendo ações socioambientais e integrações com os diversos setores da sociedade, sempre em busca do bem comum.

Dízimo

Deuteronômio 14-22 “Todos os anos você separará o dízimo de qualquer produto de seus campos”

A prática de organização do dízimo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, iniciou seus trabalhos nos anos de 1975 e 1976 sob os cuidados do Padre Raul. A aceitação da comunidade foi grande que em 1977, iniciou-se uma campanha nos meses de janeiro e fevereiro, de evangelização e conscientização do dízimo, sendo essa campanha muito satisfatória. Como resultado, a Paróquia ganha nessa campanha uma quantidade de aproximadamente 300 dizimistas.

Atualmente a Pastoral do dízimo da paróquia, busca manter o modelo iniciado na década de 70, porém, sempre em busca de se atualizar e auxiliar na manutenção e obras do templo com campanhas, não perdendo sua espiritualidade que é a PARTILHA.

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, o segundo domingo de cada mês é dedicado a todos os DIZIMISTAS, e o TRÍDUO DOS DIZIMISTAS, já faz parte do calendário Paroquial trazendo sempre reflexão, ação de graças, formação e adoração conforme programação da pastoral.

Seja um DIZIMISTA, mantendo a ideia de que, a entrega do dízimo não pode ser isenta do seu mais precioso significado que é interior conforme o desejo de seu coração.

ORAÇÃO DO DIZIMISTA

Recebei Senhor a minha oferta, ela não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição, porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho algo, é porque Vós me destes.

Amém!

A equipe do dízimo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, possui 10 integrantes e uma aprendiz de apenas 12 anos de idade que já compõe a equipe e auxilia nos trabalhos, são eles:

Arthur Pereira, Eliane Matias, Fernanda Manuele, Jorge Henrique, Karina Miranda, Mary Glaucia Rabelo, Rita Pereira, Rosimery Kao Yien, Teresa Cristina, Viviane Teixeira e a pequena Maria Luísa Kao Yien.